A fumaça de escapamento pode se manifestar em diferentes cores, e cada uma representa um possível problema no seu veículo. Leia este blog e saiba diferenciá-las.
A fumaça de escapamento é algo normal no funcionamento de um veículo. Entretanto, a manifestação dessa fumaça em cores específicas pode significar diversos problemas. Por isso, é importante saber identificar e diferenciar essas ocorrências.
Neste blog, entenda mais sobre os tipos de fumaça de escapamento. Leia abaixo.
O que é a fumaça de escapamento?
A função do escapamento é direcionar os gases gerados na queima de combustível para fora do motor. Esse processo diminui o ruído da queima, além de contribuir para o bom desempenho do veículo, para o controle da temperatura do motor e para a diminuição da poluição do meio ambiente.
Quando percebemos fumaça saindo do escapamento, significa que esse é o gás residual expelido pelos motores dos veículos. Esse processo de queima ocorre no motor para gerar energia mecânica e ajudar no impulsionamento.
A fumaça de escapamento é uma mistura de diferentes substâncias, incluindo o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), os óxidos de nitrogênio (NOx), as partículas sólidas, o vapor d’água e outros compostos orgânicos voláteis. A composição exata pode variar dependendo do tipo de combustível, do estado do motor e das condições de operação.
No entanto, quando essa fumaça tem uma cor característica, isso pode significar problemas no veículo.
Fumaça de escapamento: saiba diferenciar
Há alguns tipos diferentes de fumaça, e a melhor maneira de identificá-las é pela cor, que podem indicar diferentes problemas. Veja as informações abaixo:
Fumaça preta
Quando notamos fumaça preta, a causa mais provável é a combustão incompleta de diesel ou da gasolina. Nesse caso, os problemas podem estar associados à injeção excessiva de combustível, ao filtro de ar sujo ou ao sistema de injeção com defeito.
Fumaça azulada
A fumaça azulada se manifesta quando o óleo do veículo está queimando. Pode indicar vazamento do óleo para a câmara de combustão, desgaste excessivo de anéis do pistão ou vedação de válvulas defeituosa.
Fumaça branca
A principal causa da fumaça branca é a queima de líquido refrigerante. Isso significa um vazamento de líquido de arrefecimento para a câmara de combustão, possivelmente devido a um problema no cabeçote do motor, na junta do cabeçote ou no bloco do motor.
Fumaça azulada-acinzentada
A fumaça azulada-acinzentada pode ser uma mistura de óleo queimado com vapor d’água. Isso é resultado de uma combinação de problemas de queima de óleo e da entrada de água no sistema de escapamento.
Diagnosticar o problema precocemente pode evitar danos mais sérios ao motor, além de garantir que o veículo esteja operando de maneira eficiente e ambientalmente amigável. Por isso, se você notar características incomuns na fumaça de escapamento do seu carro, entre em contato com a Rede Brasil Auto Center e verifique o bom funcionamento de todo o veículo.