Leia este artigo para saber mais sobre a eficiência energética e como priorizar a economia no consumo de combustível do seu veículo.
A eficiência energética é a capacidade de um automóvel de funcionar por mais tempo, a partir da energia do combustível. É ela que influencia na economia e, consequentemente, nos impactos para o seu bolso.
Quer saber como influenciar a eficiência energética do seu carro? Leia o blog abaixo e entenda quais fatores são cruciais para essa economia.
O que é eficiência energética?
Chamamos de eficiência energética a capacidade de um automóvel de utilizar a energia fornecida pelo combustível para rodar por mais tempo. Isso faz com que haja menos consumo.
Essa eficiência vai depender de alguns fatores, como a tecnologia do motor e uma transmissão bem projetada. Além disso, veículos mais leves e com design aerodinâmico consomem menos energia.
Além das características construtivas do veículo, há alguns fatores relacionados ao uso e à manutenção do automóvel que influenciam em seu consumo de combustível.
Ou seja, esses fatores dependem das suas ações no dia a dia. Por isso, é importante conhecê-los. Assim, é possível saber o que fazer para influenciar a eficiência energética.
Como melhorar a eficiência energética no consumo de combustível?
Para diminuir o consumo de energia do seu veículo, é preciso entender sobre quais fatores temos controle. Abaixo, confira alguns exemplos:
Calibragem e alinhamento dos pneus
Você sabia que a resistência dos pneus com o asfalto interfere na utilização do combustível? Isso porque são os únicos pontos de contato do veículo com o solo. Por isso, pneus vazios fazem com que os sistemas de direção e suspensão façam um maior esforço, o que influencia no gasto de energia.
Da mesma maneira, o desalinhamento das rodas faz com que haja uma maior resistência na rolagem dos pneus, aumentando o consumo. Por isso, o alinhamento deve ser feito a cada dez mil quilômetros.
Peso excessivo
Além de seu peso próprio, todo veículo possui um limite de peso no qual ele consegue render sem fazer maiores esforços. Quando esse limite é excedido, o carro precisa consumir mais combustível para funcionar.
Uso do ar-condicionado
A escolha entre rodar com o ar-condicionado ligado ou com a janela aberta também pode influenciar no consumo de combustível. Enquanto o ar-condicionado pode acabar consumindo mais em baixa velocidade, a recomendação é manter as janelas fechadas e o ar ligado apenas em velocidade acima dos 40km/h. Isso porque, em velocidades altas e com os vidros abertos, há uma maior resistência à passagem do ar, o que promove o aumento do consumo.
Sujeiras nos filtros, nas velas, nos cabos e nas bobinas
Quando o filtro de ar do carro está muito sujo, o fluxo de ar é reduzido. Isso faz com que a central eletrônica do veículo injete mais combustível no motor, aumentando o consumo.
A sujeira nas velas, nos cabos e nas bobinas afeta o veículo da mesma forma. Além disso, pode diminuir a potência do motor e causar falhas na aceleração.
Manutenção regular do veículo
Levando em consideração todos os fatores citados acima, é simples deduzir que a melhor maneira de diminuir o consumo de energia do veículo é realizando uma boa manutenção. Isso inclui a troca de óleo, a limpeza nos filtros de ar e combustível, a substituição de peças velhas, a verificação no sistema de ignição, entre outros.
Condução eficiente
Dirigir de forma eficiente e responsável também pode ajudar a economizar no combustível! Evite acelerações e frenagens bruscas, mantenha uma velocidade constante sempre que possível e desligue o motor se o veículo ficar parado por um longo período.
Baixe o e-book e saiba mais sobre a eficiência energética
Pensando em ajudá-lo a economizar no consumo de combustível, a Rede Brasil Auto Center preparou um e-book completo a respeito da eficiência energética. Acesse o material clicando aqui.