Leia este blog e confira dicas para evitar problemas de saúde e segurança em dias quentes, que causam intenso calor dentro do carro.
No auge do verão, as temperaturas ficam cada dia mais altas. Quem pega a estrada precisa ficar atento a alguns cuidados, a fim de garantir a saúde de todos, mesmo com o intenso calor dentro do carro.
Este artigo reúne algumas das principais recomendações para um dia a dia mais seguro para o motorista e os seus passageiros. Leia abaixo e confira, também, maneiras de proteger o veículo de possíveis danos.
Qual é o perigo do calor dentro do carro?
O extremo calor dentro do carro pode representar uma ameaça séria à saúde e à segurança.
Quando exposto a altas temperaturas, o interior de um veículo pode levar rapidamente à desidratação, à exaustão ou ao golpe de calor. Esse perigo é especialmente urgente para crianças, idosos e animais de estimação deixados dentro do carro. Há, ainda, o risco de hipertermia, quando o corpo não consegue dissipar o calor adequadamente.
Além dos perigos para os ocupantes, o calor extremo pode danificar objetos deixados dentro do carro, assim como alguns dos próprios equipamentos do veículo.
Como reduzir o calor dentro do carro?
Acima, você conferiu alguns dos perigos do intenso calor dentro do carro. Logo, fica evidente a importância de aplicarmos medidas para reduzir a temperatura e aumentar o conforto dentro do veículo. Isso é crucial para a saúde dos passageiros e o bom desempenho do automóvel.
Abaixo, confira algumas maneiras de proteção da sua segurança e saúde:
Estacione na sombra
Todo mundo sabe que encontrar a vaga perfeita é difícil. No entanto, em dias de calor muito intenso, vale a pena ficar um tempo extra buscando um espaço na sombra, mesmo que você precise andar um pouco mais até seu destino.
Isso diminuirá o calor no interior do veículo na hora de ir embora, reduzindo as chances de problemas como os citados acima.
Aposte em acessórios de proteção
Acessórios de proteção contra o calor, como filmes nos vidros, cortinas e telas de alumínio são fundamentais em períodos quentes. Eles evitam o contato direto do sol com os equipamentos e os revestimentos no interior do carro. Isso garante maior durabilidade do veículo!
Cuidados com o ar-condicionado
É óbvio que, no calor, precisamos ligar o ar-condicionado do carro. No entanto, engana-se quem acha que esse equipamento não exige cuidados e manutenção.
A principal dica é: após entrar no carro estacionado sob o sol, não ligue o ar imediatamente. Abra as janelas e as portas e deixe o vento circular por alguns minutos, sem ajuda do circulador de ar, antes de começar o resfriamento. Nesse ponto, certifique-se de que todas as janelas estejam fechadas.
Além disso, o filtro do ar-condicionado precisa ser trocado a cada seis meses, checando para possíveis obstruções nos dutos.
Faça a manutenção nos pneus e nas borrachas
O calor também pode danificar equipamentos, como os pneus do carro e as borrachas que fazem a vedação das portas. Em períodos muito quentes, vale fazer a manutenção preventiva e checar se está tudo certo.
No dia a dia, realize a calibração dos pneus com eles nas temperaturas mais baixas possíveis. Para isso, uma boa ideia é fazer isso à noite ou no começo da manhã. Já com as borrachas, o ideal é mantê-las limpas e hidratadas.
Evite o superaquecimento
O superaquecimento acontece quando o sistema de arrefecimento, que garante a temperatura correta do motor, fica com o nível de água muito reduzido. O nosso papel é impedir que isso aconteça, verificando o nível todos os dias e adicionando água desmineralizada.
Proteja a pintura
O calor excessivo e a exposição ao sol podem causar danos à pintura do carro, como rachaduras na tinta e manchas. Além de evitar estacionar no sol, a principal maneira de evitar que isso aconteça é manter o veículo limpo e polido. Uma boa ideia é apostar em ceras com proteção UV.
Mas lembre-se que a limpeza também exige cuidados. Jamais lave o carro com sabão em pó ou sob o sol forte, prefira fazer a limpeza em um local protegido, com produtos próprios para isso.
Vale ressaltar que as capas de plástico não são indicadas em dias muito quentes. O material pode grudar na pintura, causando manchas na lataria.
Com as dicas acima, você já está pronto para pegar a estrada e se proteger do calor dentro do carro. Continue acompanhando o blog da Rede Brasil Auto Center para mais conteúdos sobre cuidados com o seu automóvel.